sexta-feira, 30 de março de 2007

Feminino Muito Plural -- Maria Isabel Aboim Inglês

Maria Isabel Aboim Inglês nasceu em Lisboa em 1902 e faleceu na mesma cidade em 1963.

Maria Isabel Inglês foi uma lutadora anti-fascista, membro da Comissão Central do Movimento de Unidade Democrática M.U. D. Directora de um colégio de ensino particular, criado em 1949.
Maria Isabel era professora da Faculdade de Letras de Lisboa. Leccionou História Antiga e Moderna e Psicologia Exprimental.
Foi vítima de várias prisões arbitrárias, por diversas vezes barbaramente torturada pela plícia política do fascismo.
Esta corajosa anti-fascista era uma presença constante nas Jornadas de Luta contra o Fascismo e nas campanhas eleitorais para a Presidencia da República do Dr. Rui Luiz Gomes, do General Humberto Delgadoe e do General Norton de Matos.
Viúva, com cinco filhos, entregou-se sempre à luta pela liberdade, tendo levado uma vida de grande dignidade e coragem.

1 comentário:

Devir disse...

Não a conheci porque em 1963 tinha 20 anos e não tinha ainda aderido a ideias ( e práticas ) marxistas. Fiquei todavia, impressionado ( até à comoção ) com o funeral de Carlos Aboim Inglez, suponho que. seu filho, por quem nutria enorme estima para além de camaradagem. Ouvir, nos alto-falantes do lado de fora do crematório do Alto de São João o " va pensiero" da ópera Nabucco, enquanto o seu féretro rolava em direcção às chamas, deixou em mim um frémito emoção que guardarei para sempre como memória de último adeus a esse grande e simples camarada 1