sexta-feira, 20 de abril de 2007

Feminino Muito Plural -- Constança ( ? )

Durante vários séculos chegaram a Portugal negros que vinham das costas de África.

Eram trazidos por traficantes de escravos que depois os negociavam na capital e um pouco por todo o país.

Lembremos uma figura de mulher africana cuja lenda manteve a sua memória até aos nossos dias...

Constança viera ainda menina das terras de África. Trabalhava como escrava em casa de uma família abastada no bairro da Ajuda. Com o tempo transformara-se numa mulher de rara e exótica beleza, de grande bondade e inteligência.

A sua graciosidade natural e elegância desafectada tornavam-na muito atraente, produzindo grande inveja em muitas meninas brancas educadas.

Um jovem aristocrata conheceu Constança e sentiu forte desejo de com ela conviver intimamente. Rodeou-a de promessas e carinhos. Deslumbrou-a com a perspectiva de um futuro de liberdade e felicidade. A ingenuidade de Constança, ignorante das maldades do mundo masculino, levou-a a deixar-se seduzir por esse rapaz, sem escrúpulos, que somente desejava a satisfação de um apetite depravado.

Algum tempo passado, já abandonada pelo amante, Constança deu à luz o fruto do seu troturado amor. A criança foi-lhe roubada e Constança nunca mais a voltou a ver, acabando por enlouquecer com tamanha dor!

Era agora um farrapo humano e deambulava ensandecida pelas ruas da freguesia da Ajuda em Lisboa.

A sua triste história chegou até aos nossos dias, tendo um edital camarário, de 18 de Dezembro de 1989, denominado, em sua memória, uma rua da mesma freguesia com o nome: Rua da Preta Constança.

2 comentários:

Unknown disse...

Por muito triste e pungente que seja, adoro histórias românticas como esta... Só tu desencantavas uma preta encantada desta maneira. Obrigada por embalares o meu serão!

Anónimo disse...

parabéns pelo seu blog....bjs