segunda-feira, 9 de abril de 2007

Feminino Muito Plural / Carolina Ângelo

A primeira mulher a votar no quadro dos 12 paises europeus que vieram a constituir a União Europeia.


Carolina Beatriz Ângelo nasceu na Guarda em 1877 e faleceu na mesma cidade em 1911.
Carolina Ângelo era uma militante republicana muito activa. Ela e Adelaide Cabete fizeram, pelas suas mãos, a bandeira que viria a ser hasteada em 5 de Outubro de 1910 na Câmara Municipal de Lisboa.

Carolina Ângelo formou-se em medicina na Escola Médico-Cirurgica de Lisboa. Foi a primeira mulher a praticar cirurgia em Portugal.

Exerceu o cargo de Presidente da Associação de Propaganda Feminista. Presidiu também à Liga Republicana das Mulheres Portuguesas. Dedicou grande parte da sua vida à luta pelo direito das mulheres e sua emancipação.

Ao tempo só os chefes de família podiam votar nas eleições para as Câmaras Municipais. Carolina Ângelo que era viúva e mãe considerou-se como chefe de família e pediu a sua inscrição nos cadernos eleitorais, o que lhe foi negado. Mais tarde, depois de grandes batalhas jurídicas, os tribunais concederam-lhe o direito de votar. Tornou-se, assim, a primeira mulher a exercer o direito de voto em Portugal em 28 de Maio de 1911 nas eleições para a Constituinte.

1 comentário:

Anónimo disse...

Henry, achas que devemos voltar ao tempo da Carolina?????????????